10 de jan. de 2013

Qual foi a maior extinção do planeta?

(Duração da leitura: 2 min)

A maior extinção que já ocorreu no planeta Terra foi há 250 milhões de anos atrás! Ficou conhecida como 'A Extinção Permiana' pois ocorreu num período chamado Permiano, e após sua atuação veio a época dos dinossauros, ou seja, separou 2 eras, a paleozóica da mesozóica.


Abrangência
No fim do Período Permiano, 250 milhões de anos atrás, ocorreu a maior extinção em massa de todos os tempos, onde é provável que apenas 5% de todas as espécies do mundo inteiro tenham sobrevivido. Nos mares os corais e outras espécies foram bastantes afetadas até que simplesmente desapareceram, e no continente não foi muito diferente, sinápsidas e répteis primitivos se extinguiram.

Hipóteses
Alguns especialistas acreditam que ela ocorreu rapidamente, mas acham improvável que a causa tenha sido uma única catástrofe de grandes proporções, porém uma série de eventos que gradualmente tenha resultado numa extinção em massa. A mais provável causa teria sido uma erupção que desencadeou vários problemas. Mas como?

Foram encontrados, na Sibéria, vestígios de erupções da época que cobriram uma vasta extensão territorial, mas o problema não é a lava, e sim os gases que são liberados e a fumaça expelida que bloqueia a entrada dos raios solares no planeta, mudando o clima completamente. O principal gás liberado foi o Dióxido de Carbono (CO2) que juntamente com nuvens cinzas bloqueiam os raios solares, porém uma grande quantidade concentrada desse gás pode acumular calor, ou seja. o clima tava doido! 
Enquanto em algumas partes do mundo estavam geladas, outras sofriam com a devastação pelo deserto.



Consequências
Animais e plantas sofreram, sendo extintos quase 95% de todas as espécies existentes daquela época, entre elas se encontram os trilobitas, escorpiões-do-mar, e outros que você confere abaixo.























Para você que quer ainda mais detalhes sobre essa catástrofe que quase extinguiu a vida no planeta Terra confira os vídeos abaixo. São 3 vídeos (Parte 1, 2 e 3) com uma duração total de 45 min.


Curtiram a matéria? Não deixem de curtir no face também! 

Abraços, João Gabriel.

Um comentário:

O que achou da postagem?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...