28 de nov. de 2014

Música e Vida

(Duração da leitura: 3 min)

Não apenas a música existe na vida, como também a vida existe na música. 


Escute ao som da nona sinfonia de Beethoven, caso sinta-se à vontade.


Destrinchando a música

Bem, gostaria que vocês terminassem esta leitura não apenas achando que música é o conjunto de sons emitidos por instrumentos a fim de criar uma melodia. Não! É mais do que isso!
Ela está primeiramente na natureza: podemos diferenciar sons únicos como os de um cavalo galopando, passarinhos na floresta ou mesmo uma cachoeira sobre as rochas. Como podemos perceber não é necessária nenhuma aparelhagem eletrônica ou partituras de grandes mestres. A música existe por si só. É essência da própria existência. Capaz de existir nos lugares mais inimagináveis e improváveis. O maior exemplo disto pra mim são os surdos, que usam da música mental para suprir algumas de suas necessidades, ou vocês acham que Beethoven não teria produzido a nona sinfonia completamente surdo? Pois é, a música é surpreendente e capaz de nos causar as mais diversas sensações.

Música como ciência
A música como ciência já existia desde a Grécia antiga, quando era usada para assinar tratados sócio-político-culturais ou mesmo de educação. Mas afinal, o que representa este termo (ciência) que passamos anos aprendendo suas especificidades e as vezes nem mesmo paramos para pensar o que ele significa? A grosso modo, a ciência é algo que tenta estudar e representar de um determinado ponto de vista a VIDA! A física por exemplo tenta representá-la por meio de forças resultantes entre as interações dos corpos. A química busca entender a constituição da matéria, desde a mais simples estrutura atômica até os maiores corpos celestes do espaço sideral. E a matemática por meio de números e relações estabelecidas entre eles. Sendo assim, não poderíamos deixar de citar a música, que só veio ser estudada como algo constituinte da vida na idade contemporânea, quase agora. E seu simples aspecto de entretenimento passa a se tornar de complexo entendimento sobre a influência dela sobre nossos corpos.


Música como vida
Vários experimentos foram realizados, em especial um em 1973, pela botânica Dorothy Retallack, a qual publicou um livro intitulado "The sound of music and plants" (Sim, este livro é do século passado mas ainda não foi traduzido, mas consideremos que seja "o som da música e das plantas"). 
Neste livro ela ilustrava seu experimento com plantas submetidas a diferentes ritmos musicais. Nele, constatou-se que plantas ao som de música clássica (mais suave, com menos vocais e mais instrumentos) apresentavam um maior crescimento em relação àquelas submetidas ao som de heavy metal. Não estou dizendo que metal é ruim (pelo contrário), tanto é que essas plantas se aproximaram da fonte sonora de rock pesado.

Antes de citar um outro experimento gostaria que vocês entendessem um conceito científico, que diz assim: O conjunto de notas musicais é capaz de criar um padrão vibratório, e ele influencia diretamente na energia do nosso organismo. Sabendo disso, cientistas começaram a estabelecer que tanto a música pode fazer bem, como também pode causar o mal. Na questão benéfica temos, por exemplo, a regeneração de células nervosas do nosso cérebro e o aumento da produção de leite pelas vacas em fazendas que as submetem ao som de música clássica. Já para malefícios será necessário citar o experimento.

Um cara chamado Masaru Emoto realizou um experimento semelhante ao de Dorothy, porém com água, submetendo-a aos mesmo estilos musicais. Percebeu que quando esse composto (H2O) é colocado perto de música clássica, sua estrutura molecular se assemelha à de uma água cristalina, límpida, enquanto sobre o efeito do heavy metal mostrava uma estrutura molecular parecida com a de água poluída. Isso também ocorre com sons emitidos por nós para outras pessoas. 




Quando usamos palavras grossas, rudes e ignorantes, fazemos com que as moléculas de ambos os corpos se comportem como água poluída, enquanto que com palavras de carinho, amor e afeto, elas se comportam como água cristalina. Porém, isso é em uma molécula... imagine como seria isso em seu corpo, que é composto por 70% de água.

Espero que tenham gostado da matéria.
Sugestões? alimenteminhamente@hotmail.com
Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...