27 de nov. de 2014

O inconveniente resfriado


(Duração da leitura: 1' 45'')

Saiba mais sobre o desenvolver dessa doença que pode ser causada por mais de 200 espécies de vírus.
Estágios do resfriado
Dias 1 e 2
O resfriado inicia-se quando o vírus atinge sua garganta ou nariz, se multiplicando cada vez mais, utilizando nossas células como verdadeiras fábricas, afinal, lembremos que estes seres são parasitas obrigatórios! Ele nunca surge do nada, portanto deve ter sido transmitido de uma pessoa. Só começamos a demonstrar sintomas depois do segundo dia.

Dia 3
Começa a dor de garganta, ou seja, um desconforto que nada mais é do que uma resposta imunológica do seu organismo. Caso você não saiba, nossa defesa interna gera um inchaço nos tecidos, consequentemente, uma maior sensibilidade de nossas células nervosas. A febre e as dores de cabeça também começam aqui, podendo ser acompanhadas de dores nos músculos.

Dias 4 e 5
As defesas continuam, desta vez mais mecânicas, com secreção pelas glândulas mucosas, ou seja, nosso corpo agora está fabricando um líquido composto por água e proteínas, que com ajuda do espirro, irá jogar os vírus para bem longe.

Dias 6 e 7
Com muito muco e os vasos sanguíneos dilatados no nariz, ocorre o "congestionamento", também causado pela defesa de nosso corpo. Esta também começa a atuar com tosse constante, que é necessária para remover o muco infectado que está chegando aos pulmões.
Dia 20
Corra para um médico! Afinal, os resfriados duram no máximo 2 semanas. Pode ser caso de alergia, porém como muitos sintomas dela não se encaixam com os resfriado nem vice-versa, pode ser algo mais perigoso.
Curiosidades
  • Você pode espalhar vírus para outras pessoas um dia após ser infectado e até 3 dias após não se sentir mais doente!
  • O muco é inicialmente incolor, mas pode se tornar verde. Isso por conta de um "corante" presente nas células de defesa do nosso corpo.
  • Um espirro pode chegar a uma velocidade de 160 km/h!


Resumindo:
Dias 1 e 2 - Infecção
Dia 3 - Dor de garganta, de cabeça e febre
Dias 4 e 5 - Secreções e espirros
Dias 6 e 7 - Congestionamento e tosse

Espero que tenham gostado.
Sugestões? alimenteminhamente@hotmail.com
Abraços, João Gabriel.

Fonte: Enciclopédia Explore O Curioso Mundo Da Ciência

Um comentário:

O que achou da postagem?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...