28 de nov. de 2014

O que é Ecolocalização?

(Duração da leitura: 1' 45'')

Esse sistema de localização está presente primeiramente na natureza, mas nós também imitamos para encontrar objetos distantes ou mesmo inalcançável ao olho humano.


O que é ecolocalização?

Simplificando, é uma forma de encontrar algo por meio do eco. Também chamado de biossonar, esse sistema funciona da seguinte maneira: Uma fonte de som emite determinada frequência dessa onda, que irá incidir no objeto a ser encontrado, e como as ondas têm uma propriedade que consiste na Reflexão, essa onda voltará à fonte. Resumindo: Ocorre um eco. Ele é responsável por mostrar uma análise quase perfeita sobre as condições as quais o objeto se encontra, como tamanho, forma, distância, velocidade e direção. Golfinhos, morcegos, musaranhos e certas aves são exemplos de animais que usam esse recurso.

Ecolocalização natural

Morcegos
Não se pode falar em ecolocalização sem citar os únicos mamíferos voadores: Morcegos. Eles utilizam de uma grande frequência de som emitida para localizar presas ou mesmo se situar de onde estão, pois são seres de hábitos noturnos, dificultando as ações. (Não porque seriam cegos, como a maioria pensa)
Curiosidade: Um morcego, mesmo em alta velocidade, pode detectar um item da largura de um fio de cabelo nosso.

Musaranhos
São mamíferos pequenos que possuem olhos minúsculos, e para isso têm que dispor de outras formas para localizar suas presas. Além de confiarem no tato de seus bigodes eles também utilizam da ecolocalização. Nesta ele usa do bocejo, emitindo ondas de ultrassom!
Curiosidade: Seus pares de bigodes vibram até 20 vezes por segundo, além de determinar as características da presa.


Ecolocalização artificial

Sonares
O sonar é bastante empregado na localização de embarcações naufragadas, pesquisas científicas, pesca ou mesmo para estudos atmosféricos. Seu nome vem do inglês e significa "Navegação e determinação da distância pelo som". Existem dois tipos: ativo e passivo. Porém, funciona fundamentalmente por ecolocalização o ativo, que emite pulsos e em seguida capta os ecos.
Curiosidade: Os sonares podem prejudicar a vida marinha. Principalmente a baleia azul, pois a frequência emitida por estes aparelhos costuma ser ultrassônica, ou seja, de altas frequências.

Espero que tenham gostado. Sugestões? alimenteminhamente@hotmail.com
Abraços.

2 comentários:

O que achou da postagem?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...