8 de jan. de 2015

Antártica: da ameaça ao Tratado. Ou seria o contrário?

(Duração aproximada da leitura: 2' 40'')
Nem mesmo o continente mais remoto escapa das ações antrópicas.

A Antártica ameaçada
Mesmo sendo o único continente em que nenhuma população humana se estabeleceu, a Antártica também está ameaçada devido as atividades do homem, como é o caso do aquecimento global e a poluição.

Correntes oceânicas
O homem costuma lançar, entre outras toxinas, resíduos de produtos químicos em rios e mares, o problema é que essas águas não ficam estacionadas pois são transportadas pelas correntes marítimas. Logo, os produtos químicos lançados não ficam restritos naquela parte dos rios e mares, avançando para os polos em seguida.

Massas de ar
Não apenas pelo oceano, mas também pelo ar pode chegar toxinas no continente remoto, principalmente através da neve, como é o caso do DDT.




  • E daí? O problema das toxinas está no fato de se acumular não apenas no ambiente, como também nos animais ao longo da cadeia alimentar antártica, como focas, pinguins, baleias e pássaros marinhos.


Buraco de Ozônio
Final do século passado foi descoberto um buraco enorme na camada de ozônio sobre a Antártica. Essa camada serve para bloquear a radiação excessiva de raios ultravioletas vindos do Sol. Sabe-se que o inconveniente foi causado pela emissão de CFCs (já reduzida nos últimos anos).




  • E daí? Os raios ultravioletas em excesso prejudicam o plâncton, principalmente o fitoplâncton, fonte de fotossíntese e base da cadeia alimentar da antártica. Mais uma vez o efeito dominó se mostra presente em apenas uma alteração no meio ambiente.


Gelo derretendo
Cerca de 77% da água doce do mundo está congelada nos polos terrestres, e 90% desse total está na Antártica. Nesses últimos anos várias foram as geleiras que iam sumindo em consequência do derretimento acelerado. 


Curiosidade: Várias geleiras enormes que demoraram milhões de anos para se formarem estão sumindo em pouco mais de um mês.


  • E daí? Já não basta o nível dos mares aumentar, ainda temos que ver os habitats de várias espécies serem comprometidos e os animais tendo que se esforçar mais para achar comida.



O Tratado da Antártica

A Antártica foi designada uma reserva natural dedicada à paz e à sociedade, e as nações concordaram em não explorar minerais ou petróleo lá, mas à medida que os recursos minerais vão diminuindo no mundo, o continente remoto passa a ser o foco das atenções e reivindicações territoriais, como as mostradas abaixo:


As únicas pessoas permitidas de viver no Polo Sul são cientistas autorizados, e o único propósito de exploração no continente é científico.  46 nações assinaram em 1959 um tratado (vigente deste 1961) para o uso da região. Conheça-o.
  • A Antártica só pode ser usada para fins pacíficos.
  • As informações científicas devem ser trocadas livremente.
  • O acesso é livre para todas as nações.
  • As explosões militares e o despejo de lixo nuclear são proibidos.
  • Não pode haver reivindicações territoriais durante a vigência do Tratado.
Como percebido anteriormente, muito desse tratado não é respeitado, colocando em cheque os que poderiam ser os verdadeiros interesses dos governos envolvidos.
Espero que tenham curtido. Sugestões? alimenteminhamente@hotmail.com
Fonte: Enciclopédia de Ecologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...