17 de jun. de 2015

Carboidratos e sua importância para o nosso corpo

(Duração aproximada da leitura: 3 min)
Os carboidratos são a fonte primária de energia do nosso organismo, portanto necessários para diversos processos metabólicos que ocorrem dentro de nós.

O que são?
Carboidratos, glicídios ou simplesmente açúcares são moléculas orgânicas compostas principalmente por Carbono, Hidrogênio e Oxigênio, daí serem também chamados de Hidratos de Carbono. Como uma das classes de biomoléculas mais abundantes em nosso corpo, fornecem primariamente energia, mas contém outras serventias não menos importantes, como função estrutural em outras seres.
Tanto vegetais como sobremesas possuem carboidratos e os utilizam. Não são indispensáveis apenas para os animais, mas para outros seres vivos como forma de obtenção de energia ou manutenção da estrutura celular - nas plantas, por exemplo, no processo de respiração (amido) e na composição da parede celular (celulose).
Curiosidade: O único carboidrato de origem animal é o mel (frutose), os demais são originados de vegetais, devido a fotossíntese.

Função energética
A "gasolina" do nosso corpo se chama glicogênio.
Em nosso organismo, mais especificamente no fígado e músculos, o glicogênio fica armazenado esperando ser hidrolisado, ou seja, só é liberado e quebrado em moléculas menores quando nosso corpo precisa para alguma atividade que demande energia. O glicogênio é um polissacarídeo, logo, ao ser hidrolisado será decomposto em milhares de moléculas menores de um monossacarídeo bastante conhecido: a Glicose.




Função estrutural
O principal carboidrato com função estrutural em animais que se conhece é a quitina, porém não é encontrada no organismo humano, mas no exoesqueletos de artrópodes, como aracnídeos e insetos. Nos vegetais a celulose se mostra indispensável para mantimento da forma da célula, visto que aquela está contida na parede celular. 
Curiosidade: Além de importância para os vegetais, a celulose é bastante utilizada para produção das folhas de papel.


Carboidratos Simples x Complexos
De forma resumida, os carboidratos simples são aqueles que não demoram muito tempo para serem absorvidos pelo nosso organismo, logo são "queimados" mais rapidamente que os complexos. Estes necessitam de um maior tempo para completa absorção no corpo e incorporação na corrente sanguínea.
Por que um diabético não deve consumir carboidratos simples?
Por serem absorvidos mais facilmente pelo corpo, o açúcar entra em constante contato com o sangue em um curto período de tempo, ou seja, a taxa de glicemia do indivíduo aumentará significativamente muito mais rápido do que se consumisse um carboidrato complexo, no qual seria "queimado" gradativamente, sem altas variações de taxa glicêmica.

Alimentos ricos em carboidratos
Muitos dos alimentos ricos em carboidratos são derivados do trigo, como o pão e o cereal. Já outros podem ser obtidos por doces como chocolates e bombons. As fontes são as mais diversas, mas o ASM deu uma focada nos principais.

  • Pães
  • Bolachas
  • Torradas 
  • Pipoca
  • Chocolates
  • Macarrão
  • Geleias
  • Arroz
  • Feijão
  • Batatas
  • Mel
  • Cereais
  • Refrigerantes
  • Frutas

A tabela abaixo representa uma grande variedade de frutas e seus respectivos valores, em gramas, de carboidratos na última coluna - CHO(g).


Uma dieta sem carboidrato implica em uma vida sem energia! Não esqueça de consumi-los antes de qualquer atividade física, principalmente os complexos, que lhe oferecerão maior sensação de estar "cheio" e consequentemente fará você sentir fome mais tarde e terá energia suficiente para um período maior de esforço!


Sugestões? Envie para alimenteminhamente@hotmail.com
Fontes : TuaSaude InfoEscola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...