(Duração da leitura: 1 min e 30 seg)
Centenas de milhares de toneladas de plástico, vidro, metais e até aparelhos eletrônicos são jogados fora todos os dias, mas a questão é: Para onde vai todo esse lixo? Só os lixões não aguentam isso tudo!
Nos países desenvolvidos, uma pessoa produz, por ano, cerca de 5 a 10 vezes o peso do próprio corpo em lixo! E o que acontece com todo esse lixo? É reciclado, vira adubo, é queimado ou jogado em lixões.
É reciclado
Papel, papelão, vidro, metais e plásticos podem ser compactados, misturados ou derretidos e usados outra vez. Até roupas podem ser feitas de garrafas pet recicladas.
Vira adubo
O lixo se transforma em adubo em um processo chamado compostagem, que é um jeito natural de lidar com o lixo. Comida é decomposta por microorganismos e bactérias, que se você deixar no solo, lentamente ela se transformará num composto preto, que com ajuda de minhocas o adubo será obtido ainda mais depressa.
É queimado
O lixo doméstico pode ser queimado numa fornalha (sem ar), em um processo chamado de pirólise. Isso elimina a maior parte do lixo e o calor pode ser usado para gerar eletricidade.
É jogado nos lixões
Quando o lixo, de todo tipo, é colocado numa mesma área e exposta ao ar, ele apodrece e cria-se um gás chamado metano (que provoca o efeito estufa). O que sobra do lixo é um líquido imundo que penetra no solo e contamina os lençóis freáticos.
Curiosidade: Toda essa matéria foi baseada no lixo que vem das casas, ou seja, só 10% de todo o lixo existente. O resto pode ser considerado das indústrias, porém o lixo que elas produzem são restos de concreto e cinzas.
Gostou da matéria? Mande sugestões para o blog!
Abraços, João Gabriel.
Fonte: Enciclopédia de ecologia 'Planeta Terra : o mundo em nossas mãos'. Abril.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que achou da postagem?