(Duração da leitura: 1' 45'')
Esse sistema de localização está presente primeiramente na natureza, mas nós também imitamos para encontrar objetos distantes ou mesmo inalcançável ao olho humano.
O que é ecolocalização?
Simplificando, é uma forma de encontrar algo por meio do eco. Também chamado de biossonar, esse sistema funciona da seguinte maneira: Uma fonte de som emite determinada frequência dessa onda, que irá incidir no objeto a ser encontrado, e como as ondas têm uma propriedade que consiste na Reflexão, essa onda voltará à fonte. Resumindo: Ocorre um eco. Ele é responsável por mostrar uma análise quase perfeita sobre as condições as quais o objeto se encontra, como tamanho, forma, distância, velocidade e direção. Golfinhos, morcegos, musaranhos e certas aves são exemplos de animais que usam esse recurso.
Ecolocalização natural
Morcegos

Curiosidade: Um morcego, mesmo em alta velocidade, pode detectar um item da largura de um fio de cabelo nosso.
Musaranhos

Curiosidade: Seus pares de bigodes vibram até 20 vezes por segundo, além de determinar as características da presa.
Ecolocalização artificial
Sonares
O sonar é bastante empregado na localização de embarcações naufragadas, pesquisas científicas, pesca ou mesmo para estudos atmosféricos. Seu nome vem do inglês e significa "Navegação e determinação da distância pelo som". Existem dois tipos: ativo e passivo. Porém, funciona fundamentalmente por ecolocalização o ativo, que emite pulsos e em seguida capta os ecos.
Curiosidade: Os sonares podem prejudicar a vida marinha. Principalmente a baleia azul, pois a frequência emitida por estes aparelhos costuma ser ultrassônica, ou seja, de altas frequências.
Espero que tenham gostado. Sugestões? alimenteminhamente@hotmail.com
Abraços.
Que site maravilhoso!
ResponderExcluirGostei dmais '-'
ResponderExcluir