27 de nov. de 2014

Biomimetismo: A ligação entre Vida e Engenharia

(Duração da leitura: 2 min)

Muitas invenções de hoje em dia são baseadas nos seres vivos. Como? Confira.

O Que é Biomimetismo?
É o processo de imitar os conceitos da natureza para melhorar desempenhos humanos ou mesmo facilitar algo em nossa vida. Para entender bem esse conceito citemos os pés-de-pato ou mesmo as roupas de natação, as quais suas ondulações imitam o corpo dos tubarões e facilitam nosso deslocamento na água. Alguns robôs que exploram os vulcões, para poder se locomover, dispõe de membros que se assemelham aos pés de uma lagartixa, que contém pelos, facilitando sua locomoção pelas paredes.
 Cientistas também estudam o comportamento de colônias de formigas, que por mais dispersas que possam estar, nunca colidem, e tentam aplicar de alguma forma esse conceito em nossa mobilidade urbana, aperfeiçoando o fluxo de veículos e o tráfego de aeronaves.


A importância do carrapicho
Em 1948, George de Mestral percebeu que os carrapichos grudados nele e em seu cachorro continham ganchos, e estes transportavam as sementes da planta carrapicheira, ou seja, uma estratégia da natureza para dispersar sua espécie.


Observando o carrapicho, Mestral criou o velcro (veludo+gancho em francês). Nas figura ao lado temos uma visão ampliada de ganchos de náilon de um lado do "zíper", que irão se fixar com o outro lado firmemente.



Hidrodinâmico x Aerodinâmico
Atualmente, cientistas marinhos estudam a forma das barbatanas (como as de jubartes, enormes baleias, mas que se locomovem com facilidade nos mares) e engenheiros aeronáuticos estão projetando novas asas de avião que as imitam!
O mesmo formato é copiado para pás de helicópteros e turbinas eólicas.

Arquitetura e Engenharia Civil
Ambas também se inspiram em principalmente formato de folhas de determinadas plantas, que possuem estruturas e organizações únicas na natureza, muitas vezes não são apenas esteticamente belas, como também funcionais. Não podemos falar em arquitetura e não lembrar das verdadeiras arquitetas da natureza: as aranhas, que muitas vezes ajudam com sua seda forte e resistente, com formas variadas e inspiradoras.


Fotocélulas
As células fotovoltaicas (aquelas responsáveis por absorver a energia solar) são inspiradas em nada mais nada menos que a superfície das folhas. E hoje, estuda-se a possibilidade de melhoramento com observação em asas de borboletas!

Esses foram apenas alguns exemplos de biomimetismo. Espero que tenham gostado.
Sugestões de postagem? Mande para alimenteminhamente@hotmail.com
Abraços, João Gabriel.

Fonte: Enciclopédia Explore O Curioso Mundo da Ciência
           Coletivo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...