(Duração da leitura: 2 min)
Muitas invenções de hoje em dia são baseadas nos seres vivos. Como? Confira.
O Que é Biomimetismo?


Cientistas também estudam o comportamento de colônias de formigas, que por mais dispersas que possam estar, nunca colidem, e tentam aplicar de alguma forma esse conceito em nossa mobilidade urbana, aperfeiçoando o fluxo de veículos e o tráfego de aeronaves.
Em 1948, George de Mestral percebeu que os carrapichos grudados nele e em seu cachorro continham ganchos, e estes transportavam as sementes da planta carrapicheira, ou seja, uma estratégia da natureza para dispersar sua espécie.
Observando o carrapicho, Mestral criou o velcro (veludo+gancho em francês). Nas figura ao lado temos uma visão ampliada de ganchos de náilon de um lado do "zíper", que irão se fixar com o outro lado firmemente.
Atualmente, cientistas marinhos estudam a forma das barbatanas (como as de jubartes, enormes baleias, mas que se locomovem com facilidade nos mares) e engenheiros aeronáuticos estão projetando novas asas de avião que as imitam!
O mesmo formato é copiado para pás de helicópteros e turbinas eólicas.
Ambas também se inspiram em principalmente formato de folhas de determinadas plantas, que possuem estruturas e organizações únicas na natureza, muitas vezes não são apenas esteticamente belas, como também funcionais. Não podemos falar em arquitetura e não lembrar das verdadeiras arquitetas da natureza: as aranhas, que muitas vezes ajudam com sua seda forte e resistente, com formas variadas e inspiradoras.
Fotocélulas
As células fotovoltaicas (aquelas responsáveis por absorver a energia solar) são inspiradas em nada mais nada menos que a superfície das folhas. E hoje, estuda-se a possibilidade de melhoramento com observação em asas de borboletas!
Esses foram apenas alguns exemplos de biomimetismo. Espero que tenham gostado.
Sugestões de postagem? Mande para alimenteminhamente@hotmail.com
Abraços, João Gabriel.
Fonte: Enciclopédia Explore O Curioso Mundo da Ciência
Coletivo Verde
Coletivo Verde
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que achou da postagem?