2 de jan. de 2015

Paralaxe

(Duração da leitura: 1 min)
Saiba mais sobre esse acontecimento que todos nós presenciamos, mas poucos sabem identificá-lo.
O que é paralaxe?
Imagine que você está dentro de uma carro em movimento. Concorda que toda a paisagem que você enxerga está se "movendo"? E que alguns elementos parecem se mover mais rapidamente que outros? O que observamos é que: quanto mais perto do veículo o objeto estiver, mais rápido ele sumirá de sua vista, já aqueles que se encontram mais longe de você demorarão mais. 
Isso se chama paralaxe. Em termos mais científicos é explicado por uma forma geométrica: o triângulo. Imagine uma linha reta, entre um semáforo e outro, no qual seu caro irá parar. Essa será a base de seus triângulos. Agora imagine um poste ao longo da calçada, uma casa atrás e um prédio ainda mais afastado. O triângulo correspondente do percurso ao poste será A, do percurso até a casa será B e do percurso e ao prédio C, como estes.
A ciência explica a paralaxe pelo ângulo de abertura, ou seja, a parte vermelha na imagem. Quanto maior o ângulo de abertura do triângulo, mais rápido do objeto sumirá da sua vista. E quanto menor, como o prédio, mais distante ele estará, portanto demorará mais para "sair" da paisagem.
Esse fenômeno é bastante utilizado em estrelas, a fim de determinar sua distância. E qual seria a base para  tal medição? O movimento da Terra em sua órbita.


 Espero que tenham gostado. Sugestões? Envie para alimenteminhamente@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...