19 de jan. de 2013

O que acontece quando uma estrela enorme morre?

(Duração da leitura: 2 min)
Antes de sabermos o que acontece depois da explosão de uma, temos que saber como ela se formou.


Formação de uma estrela.
Elas nascem a partir de uma nuvem de poeira e gás chamada nebulosa. Esses elementos começam a se unir e formam um núcleo que exerce uma gravidade cada vez maior, juntando mais e mais matéria. Quando esse núcleo fica bastante denso e quente inicia-se uma fusão nuclear, por isso a estrela, que já pode ser chamada assim, começa a brilhar.


Como saber a idade de uma estrela?
No início de sua vida uma estrela brilha muito mais e é bem mais quente, portanto as mais novinhas possuem um tom azulado. Já as mais velhinhas, como elas estão ficando sem energia para brilhar, são menos quente e possuem um tom alaranjado.
Morte de uma estrela
Se a estrela for pequena ou média, como o sol, ela irá se esfriar lentamente, porém se for grande formará um buraco negro. Como? Quando uma estrela grande morre sua atração gravitacional é tão grande que a pressão do gás não consegue mais sustentá-la, então ela se comprime sem parar! O núcleo acaba ficando cada vez mais denso até formar um buraco negro, que possui uma gravidade tão intensa que 'suga' até a luz!


Como detectar um buraco negro se eles são invisíveis?
Pelo efeito que a gravidade exerce ao seu redor. O material atraído para dentro do buraco negro se aquece, emitindo raios X detectados por telescópios de raio X.



O que aconteceria se algo fosse sugado para dentro de um buraco negro?
Não se sabe ao certo, porém cientistas acham que tanto uma colher (que foi sugada) poderia aparecer em qualquer lugar do universo com o tamanho de um planeta, como também poderia acontecer isso com uma estrela:

Espero que tenham gostado, mandem suas sugestões!
Abraços, João Gabriel.

Fontes: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-nascem-e-morrem-as-estrelas
            Enciclopédia Visual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...