26 de nov. de 2014

Sangue: Curiosidades e importância

(Duração da leitura: 2 min)


O sangue transporta nutrientes e descarta dejetos. Ataca e defende nosso corpo. É bombeado pelo coração e filtrado pelos rins.

Explorando o sangue
O sangue transporta, além de nutrientes, algo necessário para desempenharmos nossas diversas atividades: o Oxigênio, necessário principalmente para o sistema respiratório e, logo, o nervoso. O sangue é formado pelo plasma e pelos elementos figurados, sendo transportado por veias, artérias e capilares. (Se você ainda não sabe a diferença destes, clique AQUI. E se quiser saber mais sobre plasma e elementos figurados, AQUI.)


O que a cor pode indicar?
Em um corpo, existem quase 5 litros de sangue em circulação. O sangue arterial é rico em oxigênio, e por isso adquire uma cor de vermelho mais "brilhante". Já o sangue venoso, pobre em tal elemento químico, possui uma cor mais escura, sendo considerado vermelho-púrpura.
Portanto, a cor pode indicar o local do qual aquele sangue foi extraído, seja de uma veia ou de uma artéria, e acima de tudo, se ele é ou não rico em Oxigênio.


+5 curiosidades sobre o sangue e seus elementos
  • Se pudessem ser esticados, os vasos sanguíneos de um adulto ocupariam um comprimento  necessário para se dar duas voltas ao redor do mundo.
  • Dentre todas as células do nosso organismo, as hemácias totalizam 99% delas. Isso porque a cada segundo, 2 milhões de novas células vermelhas são produzidas pela medula óssea.
  • A cada minuto estas células dão uma volta em nosso organismo, viajando cerca de 170 mil vezes pelo corpo, pois morrem após 120 dias.
  • Dentro de uma hemácia há 250 milhões de moléculas de hemoglobina, e cada uma delas transporta 4 moléculas de Oxigênio.
  • Se você viver 70 anos, o seu coração baterá aproximadamente 2,5 bilhões de vezes.

Momento reflexivo
O oxigênio é um importante fator de concentração. Quem nunca ouviu a expressão "cérebro desoxigenado"? Alguns problemas nervosos podem ter origem de uma má circulação sanguínea. Muitos são os casos de pessoas que desmaiam e não é apenas taxa desequilibrada de glicose no corpo, mas "falta" de oxigênio. Não falta presencial, mas falta ou defeito nos receptores deste elemento, as hemácias. 
Como podemos observar, a falta de células vermelhas ou mesmo o comprometimento de sua estrutura (como é o caso da anemia falciforme, em que elas ficam com formato de foice) pode prejudicar a assimilação de oxigênio pelo organismo. Pensando assim me respondam: É mais fácil fazer uma prova em um lugar com muitas ou com poucas pessoas?
Com poucas, pois a quantidade de oxigênio disponível seria maior. Portanto, é mais difícil se concentrar em um mesmo ambiente com uma quantidade maior de pessoas, já que elas estariam retirando também o oxigênio do ar.
(Já sabem a desculpa para dar ao avaliador né?)

Alimentados? Espero que sim.
Alguma sugestão de matéria? Envie para alimenteminhamente@hotmail.com
Abraços, João Gabriel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...