8 de jan. de 2015

A cruel prática do finning

(Duração aproximada da leitura: 1' 20'')
A medida que o ser humano "progride" no que chamamos de história, ele deixa rastros, alguns desses rastros são irreversíveis na natureza, como o finning. Saiba o que é.

O que é o finning?
O nome veio da Tailândia, onde a prática é comum por lá. O finning é o ato de capturar um tubarão de seu ambiente natural e em seguida retirar suas nadadeiras, porém devolvendo-o logo depois ao mar. Ou seja, uma "pesca" com grande desperdício, e além de praticamente ilógico é cruel, pois o animal morrerá logo em seguida.
Como são capturados? Os pescadores de grandes navios em alto-mar aproveitam a oportunidade na pesca de atuns, onde costuma-se surgir muitos dos grandes cartilaginosos, como o tubarão-cinzento e o tubarão-azul.
Por que retiram as barbatanas? Muitas culturas apreciam as barbatanas como pratos de valor em sua culinária, como as sopas de barbatanas de tubarão.
Por que não "aproveitar tudo" do tubarão no lugar de devolvê-lo ao mar? Pelo simples fato de sua carne não ser muito valorizada, além do mais, eles ocupariam muito espaço nos refrigeradores do barco, destinados a peixes com mais valor econômico.

Os tubarões costumam ser seres bastante "antissociáveis" e não têm o hábito de se reproduzir com facilidade, por isso as espécies que sofrem com a prática do finning vêm sofrendo perdas e não conseguem se reproduzir em tempo suficiente para "repor" os que foram capturados.


Curiosidades
  • Na China, a sopa de barbatana de tubarão é servida em casamentos e ocasiões especiais. Como esse país está em constante crescimento populacional e econômico, a demanda da sopa vem aumentando.
  • As barbatanas quase não têm gosto, por isso são usados porco e galinha para dar sabor à sopa. As fibras da barbatana deixam a sopa pegajosa.
Sugestões de matérias? Envie para alimenteminhamente@hotmail.com
Fonte: Enciclopédia de Ecologia Planeta Terra - Editora Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...